O Projeto


O Projeto Purus é um projeto de conservação de floresta tropical que busca o pagamento por serviços ambientais, também conhecido como a Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD+), em uma área de propriedade privada situada no Estado do Acre-Brasil, com 35.169 hectares (ou seja, aproximadamente 86.867 acres). O Projeto Purus foi validado com sucesso pela SCS Global Services, em janeiro de 2013, para a metodologia Verified Carbon Standard (VCS, Versão 3.3) e também para a metodologia Clima, Comunidade e Biodiversidade Padrão (CCBS, segunda edição), esta última com Distinção Ouro.

O Documento de Concepção do CCBS, com documentação de apoio, pode ser acessado pelo site e pagina: http://www.climate-standards.org/2012/10/20/the-purus-project-a-tropical-forest-conservation-project-in-acre-brazil/ e o documento do VCS com a Descrição do Projeto e da documentação pode ser acessado abaixo.

Os três principais proponentes do projeto são: CarbonCo LLC ("CarbonCo"), Freitas International Group, LLC ("Freitas International Group ou Carbon Securities"), e Moura & Rosa Empreendimentos Imobiliários LTDA. ("Moura & Rosa" ou "M&R"). CarbonCo, a subsidiária integral da Carbonfund.org, é responsável por obter a certificação e o financiamento do Projeto Purus, em estágio inicial. Carbon Securities atua no agenciamento, consultoria, logística, tradução e intermediação entre CarbonCo e Moura & Rosa. Moura & Rosa é uma empresa situada no Estado do Acre-Brasil, proprietária de terras e principal responsável pela gestão e implementação do projeto ambiental e das atividades para reduzir o desmatamento.

As atividades primordiais do projeto são: realizar um inventário florestal de carbono, modelar o desmatamento regional e os padrões de utilização da terra, e, mitigar as pressões de desmatamento utilizando pagamentos por serviços ambientais, através do monitoramento contínuo dos impactos na comunidade, clima e biodiversidade da área do Projeto. Os projetos sociais e atividades para mitigar as pressões de desmatamento levam em consideração a participação da EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e da SOS Amazônia.

Este Documento do Projeto Purus é um resumo do CCBS Project Design Document do Projeto Purus (PDD), do VCS Descrição do Projeto (PD), e dos planos de acompanhamento integral CCBS, juntamente com o Projeto de Relatório de Execução CCB e do Relatório de Monitoramento VCS, que cobrem o monitoramento inicial no período de referência que vai de 23 de maio de 2011 a 31 dezembro de 2012.

 

DOCUMENTAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROJETO:

 


Fale Conosco

Telefone: 55 (68) 3224-0562 Wanderley
E-mail: contato@projetopurus.com.br